O evento é ação integrante do projeto “Justiça Começa na Infância: fortalecendo a atuação do sistema de justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano integral”.

Na manhã desta quinta-feira (15/4), teve início a transmissão do Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância - Região Nordeste. O evento destaca a importância do Marco Legal da Primeira Infância às autoridades de todo país e, principalmente, ao Sistema de Justiça da região Nordeste. 

O Seminário é uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco e da Escola Judicial de Pernambuco junto aos parceiros do Pacto Nacional da Primeira Infância. A cerimônia de abertura contou com a presença da presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) e defensora pública-geral, Maria de Nápolis.

Em sua fala, Maria de Nápolis ressaltou o papel das Defensorias Públicas em prol da defesa dos direitos, proteção social e garantia de assistência jurídica às crianças e suas respectivas famílias. 

A presidente do Colegiado também recordou as ações que principiaram o Marco e as perspectivas para debate de políticas públicas.

“O Marco Legal da Primeira Infância foi fruto de intenso diálogo entre parlamentares, pesquisadores, especialistas, dirigentes e técnicos de instituições que atuam em diferentes áreas relacionadas à criança. Resultou dos esforços da Comissão de Políticas para Primeira Infância que, por mais de uma década, fez um trabalho de pesquisa e diretrizes para elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para essa faixa etária. Pretende, entre outros pontos, reduzir as desigualdades do acesso aos bens e serviços que atendam aos direitos das crianças, desde o nascimento até os seis anos de idade, priorizando o investimento público na promoção da Justiça social, da equidade e da inclusão.”

Também participaram da abertura o Ministro Luiz Fux, Presidente do Superior Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, o Ministro de Estado da Cidadania, João Roma Neto, e a Juíza Trícia Navarro Cabral, Juíza Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e Coordenadora do Pacto Nacional pela Primeira Infância.

Programação

O Seminário é realizado nos dias 15 e 16 de abril, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo Youtube no canal do CNJ

O evento propõe a sensibilização dos profissionais do Sistema de Justiça da Região Nordeste sobre a importância do Marco Legal, uma das ações previstas no Art. 227 da Constituição Federal. Além da participação dos palestrantes e debates, o evento também oferece workshops temáticos simultâneos. Confira aqui mais detalhes.

Larissa Costa Silva

Assessoria de Comunicação

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4457
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4457
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!