Desde 2008, a ANADEP, em parceria com as Associações Locais e Defensorias Públicas dos Estados e do DF, lança no mês de maio – mês da defensora e do defensor público e Dia Nacional da Defensoria Pública – a campanha nacional. O projeto tem por objetivo apresentar o papel da Defensoria Pública e o trabalho da defensora e do defensor público como agente de transformação social, além de conscientizar as pessoas sobre os seus direitos.
Este ano, o tema é Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial. A iniciativa visa fomentar a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e às políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais. A ação quer provocar a sociedade, o Estado e a imprensa para que o antirracismo seja uma luta de todas e de todos. 
A campanha Racismo se combate em todo lugar também será trabalhada de forma estratégica dentro da Instituição, a partir de parceria com o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege).
No dia 31 de março houve reunião com os(as) assessores(as) de comunicação das Associações Locais e das Defensorias Públicas dos estados e do DF, via zoom, para traçar as estratégias de comunicação da Campanha. Durante o encontro, foram apresentados os objetivos e do projeto da campanha, e a identidade visual. 
Identidade visual:  

Para a criação da identidade visual, a ANADEP contratou Ísis Medeiros - fotógrafa, documentarista e especialista em fotografias sobre racismo ambiental. Ísis Medeiros é autora do livro "15:30", que retrata os cinco anos do crime da Vale, em Mariana (MG). 
Para a Campanha "Racismo se combate em todo lugar", a fotógrafa fez registros em aldeias, quilombos e centros religiosos de Itacaré, Porto Seguro e de Salvador (BA). Todas as pessoas e grupos fotografados têm ligação com os trabalhos desenvolvidos pela Defensoria Pública e os movimentos sociais. 
Com as fotos reais, a equipe da Bah!Comunicação, que atende o setor de publicidade da ANADEP, criou a identidade visual , a partir de extensa pesquisa e apoio da Comissão da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP. A identidade visual revela o resgate de formação histórico-brasileiro que integra pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais. A cor marrom foi escolhida para fazer referência à terra, pertencimento e LUGAR, conectando também com o slogan. 
Lançamento: Por causa do agravamento da pandemia da COVID-19, o lançamento da campanha acontecerá no dia 17 de maio, virtualmente, com o apoio do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege). O evento faz parte da programação do webinário "#DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça", que ocorrerá de 17 a 19 de maio. As lives serão transmitidas simultaneamente na página do Facebook da ANADEP e no canal oficial da ANADEP no Youtube.
Clique aqui e confira as peças.


Fonte: ANADEP

Estado: DF

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4457
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4457
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!