Em sua 74ª reunião ordinária, realizada no dia 26 de maio, em Brasília, o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) elegeu sua nova diretoria, com mandato de um ano. O defensor público-geral de Roraima, Oleno Matos, foi eleito presidente; a DPG da Bahia, Firmiane Souza, será vice-presidente; a secretária-executiva será a DPG do Mato Grosso, Maria Luziane de Castro; o secretário-adjunto, o DPG do Maranhão, Gabriel Soares; e a coordenadora de Comissões, a DPG do Rio de Janeiro, Patrícia Tavares.
Oleno Matos afirmou que a nova diretoria do Condege pretende tratar da necessidade de criação do Conselho Nacional da Defensoria Pública. “Pretendemos fazer um trabalho incansável perante o Congresso Nacional e o governo federal, para que possamos fortalecer as Defensorias Públicas”, frisou. Ele defendeu que “a Defensoria Pública precisa do seu conselho nacional e tem de buscar uma efetiva igualdade e equiparação aos demais integrantes do sistema de Justiça”.
O evento, que ocorreu na Câmara dos Deputados, reuniu representantes de Defensorias Públicas de diversos Estados, com participação do secretário nacional de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira. Os DPGs presentes elogiaram a atuação da diretoria do período 2022/2023, liderada pelo DPG de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino Júnior.