O presidente do Condege, Florisvaldo Fiorentino Júnior, participou da mesa de abertura da campanha nacional “Defensoria Pública: Em Ação pela Inclusão”. O evento ocorreu em 4 de maio, em Brasília.
“ Maio é mês de comemoração para a Defensoria Pública brasileira. Esta campanha tem importante carga simbólica e propositiva, dentre a grande diversidade de temas sensíveis que a instituição tem trabalhado”, ressaltou Florisvaldo.
“Devemos avançar na pauta da garantia dos direitos da pessoa com deficiência e combater o capacitismo. Este tema certamente contará com uma grande união nacional da Defensoria em torno de avanços internos e no diálogo construtivo externo”, concluiu.
Também participaram da solenidade a presidente da Anadep, Rivana Ricarte; a vice-presidente da Anadep, Juliana Diniz; o secretário nacional de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira; a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; e o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA).
Estiveram presentes os defensores públicos-gerais e subdefensores públicos-gerais dos Estados de São Paulo, Amazonas, Amapá, Roraima, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Santa Catarina, que ratificaram o compromisso da Defensoria com a pauta da acessibilidade, da inclusão e do anticapacitismo.
O Condege apoia a campanha, promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos.