Os(as) novos(as) defensores(as) serão designados para atuação em polos do interior, fortalecendo o atendimento da DPE-AM nos municípios e possibilitando a implantação de mais unidades.
Em comemoração aos 31 anos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), foram empossados, na tarde desta terça-feira (30), mais nove defensoras e defensores públicos que reforçarão o atendimento da instituição no interior e possibilitarão a implantação de mais polos. A solenidade de posse foi realizada no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) e transmitida pelo canal da DPE-AM no Youtube.
Na ocasião, o defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, ressaltou que a Defensoria Amazonense dá mais um passo em direção à meta de estar presente em todos os municípios do estado. “É nossa meta ampliar nossos serviços e oferecer condições para que todo cidadão desse estado tenha acesso à Justiça, sem distinção e sem burocracia. Estamos nesse caminho”, sustentou.
De acordo com ele, com a posse de mais esse grupo de defensores, a DPE-AM dará seguimento ao plano institucional de alcançar o maior número de municípios o mais breve possível, para cumprir a missão de levar assistência jurídica gratuita e integral à população que mais necessita. A Defensoria do Amazonas contava com 121 defensores e defensoras, agora passará a ter 130.
Foram empossados para o cargo de defensor público de 4ª Classe: Flávia Araújo da Silva; Bruna Costa de Farias; Camila Campos de Souza; Mariana Silva Paixão; Yaskara Xavier Luciano Lucena; Ana Laura Migliavacca de Almeida; Leandro Antunes de Miranda Zanata; André Azevedo Beltrão; e Cândido Leonardo Mariano Costa Silva.
A presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), Maria de Nápolis, participou virtualmente da solenidade. Na ocasião, desejou as boas-vindas aos novos defensores públicos e destacou:
“Minhas novas colegas, meus novos colegas, chegou a hora de lutar. Certamente, a missão da Defensoria Pública não é fácil. Nós temos que lidar com um grande volume de trabalho, com a estrutura por vezes deficiente, com a situação de desvantagem no processo penal, com a extrema carência dos nossos assistidos e, agora, com a pandemia. Mas, se por um lado, as dificuldades existem, por outro, não há profissão mais gratificante. É uma verdadeira escola de vida, de luta por justiça social, por dignidade e por alento aos mais necessitados. Vocês têm o papel de verdadeiros agentes de transformação social. Aconteça o que acontecer, sempre mantenham a esperança na construção de um Brasil mais justo, mais solidário, mais igual, mais humano, mais nosso. De todos e para todos. Levem essa esperança com vocês mesmo quando tudo parecer muito difícil. Eu tenho certeza que vocês exerceram essa bela profissão com a honra que o cargo exige.”
No evento, também estiveram presentes as seguintes autoridades: o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepan), Arlindo Gonçalves dos Santos Neto; a presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte; o procurador-geral da Prefeitura de Manaus, Marco Aurélio de Lima Choy; o desembargador Délcio Luis Santos, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM); o procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; o defensor público-geral da Defensoria Pública de São Paulo (DPE-SP), Florisvaldo Fiorentino Júnior; entre outras.
Morgana Nathany, da Assessoria de Comunicação
Com informações da DPE-AM