A nomeação dos(as) novos(as) defensores(as) garantirá a continuidade do plano de interiorização da instituição, com a abertura de 10 novos núcleos de atendimento.
Na tarde desta terça-feira (6), o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN) deu posse a 13 novos defensores públicos que irão compor o quadro da instituição. Em decorrência da covid-19, e a fim de evitar aglomerações, a sessão de posse foi realizada de modo virtual com transmissão ao vivo pelo canal oficial da DPE-RN no Youtube.
Foram empossados para o cargo de defensor público substituto: Rafael Gomes de Queiroz Neto; João Carlos Botelho Filho; Rochester Oliveira Araújo; Maria Amélia Campos Ferreira; Rayssa Cunha Lima Câmara dos Santos; Luiz Gustavo de Moura Saraiva; Eric Luiz Martins; Hênio Ferreira de MIranda Junior; Ticiana Doth Rodrigues; Leandro Dias Martins; Gudson Barbalho do Nascimento; Arthur Magnus Dantas de Araújo; e Lydianna Ferreira Cavalcante.
Os novos defensores públicos do estado foram nomeados por meio da Portaria 095/2021 – GDPGE, de 15 de março de 2021, publicada no Diário Oficial do Estado de nº 14.885, de 16 de março de 2021.
Na ocasião, a presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), Maria de Nápolis, desejou as boas-vindas aos novos defensores públicos e destacou que, embora a missão da Defensoria Pública não seja fácil, principalmente no período de pandemia, não há profissão mais gratificante.
“Se por um lado, as dificuldades existem, por outro, não há profissão mais gratificante. É uma verdadeira escola de vida, de luta por justiça social, por dignidade e por alento aos mais necessitados. Vocês têm o papel de verdadeiros agentes de transformação social. Aconteça o que acontecer, sempre mantenham a esperança na construção de um Brasil mais justo, mais solidário, mais igual, mais humano, mais nosso. De todos e para todos. Levem essa esperança com vocês mesmo quando tudo parecer muito difícil. Eu tenho certeza que vocês exerceram essa bela profissão com a honra que o cargo exige.”
A nomeação dos novos defensores garantirá a continuidade do plano de interiorização da instituição com a abertura de 10 novos núcleos de atendimento. A partir de agora, o Rio Grande do Norte passará a ter 83 defensores públicos estaduais.
De acordo com o defensor público-geral da DPE-RN, Marcus Vinicius Soares Alves, com a posse dos novos defensores públicos, a Defensoria Potiguar estará presente em todas as comarcas do estado com quantitativo populacional acima de 40 mil habitantes.
“Essa ampliação significa um importante passo para a instituição, um salto. Mas representa principalmente um sistema de justiça mais acessível e uma população mais protegida juridicamente”, registrou.
Entre os participantes da solenidade de posse, também estiveram as seguintes autoridades: o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto; o presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Paulo Roberto; o vice-presidente do TCE-RN, Renato Costa; a procuradora-geral de Justiça adjunta, Elaine Cardoso; e o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Norte (ADPERN), Vinícius Araújo, que também representou a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
Morgana Nathany, da Assessoria de Comunicação
24.492 comentários sobre “Defensoria Pública do Rio Grande de Norte empossa novas defensoras e defensores públicos”