NotíciasNotícias em destaque

Condege integra 10ª Sessão Extraordinária de conselho da OEA

Mulheres em situação de vulnerabilidade e o acesso à Justiça foi o tema de reunião virtual da Organização dos Estados Americanos (OEA) que contou com a presença da presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Condege), Estellamaris Postal. O encontro aconteceu na 10 Sessão Extraordinária sobre a Defensoria Pública Oficial Autônoma Como Garantia de Acesso à Justiça para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade, da Comissão de Assuntos Jurídicos e Político da OEA.

Na reunião, buscou-se apresentar e discutir as iniciativas das Defensorias Públicas em relação ao tema, bem como a perspectiva de gênero na avaliação de situação de vulnerabilidade, mulheres encarceradas com crianças, encarceramento de mulheres menores de 18 anos, violência contra as mulheres e estratégias de defesa usando o viés de gênero, por exemplo.

Além de representantes do Brasil, participaram da Sessão Extraordinária defensores públicos de países como Argentina, Paraguai, Chile, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Equador, República Dominicana, outros e também representantes de instituições como a Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF).

////
Reportagem: Patrícia Ströher