Notícias

Condege participa de reunião do CNJ sobre pesquisa de percepção da atuação do Judiciário no País

 

 

O Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) participou de uma reunião do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que abordou a pesquisa a ser realizada por esta entidade visando verificar a percepção pública quanto aos serviços prestados pelo Poder Judiciário e ao funcionamento do mesmo no País. Secretário-adjunto do Condege, Rodrigo Pacheco (DPE-RJ), representou o Colegiado na videoconferência, que ocorreu na tarde desta terça-feira, 22.

Conforme explicitado na reunião, a pesquisa terá início no próximo dia 18 de abril e se estenderá até o dia 18 de maio, contemplando quatro distintos públicos-alvos de consulta: defensoras(es) públicas(os); membros do Ministério Público; advogadas(os); e cidadãs(ãos) que já tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos.

O levantamento diagnóstico é uma iniciativa do CNJ e será executada por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), contando, ainda, com o apoio do Laboratório de Inovação de ODS (Liods/CNJ) e da cooperação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

De acordo com o CNJ, “o estudo obterá informações sobre o acesso ao sistema de justiça, o acompanhamento processual e a efetividade dos serviços jurisdicionais prestados, possibilitando o planejamento e desenvolvimento de melhorias para o Poder Judiciário”.

//////////

Reportagem: Marcus Mesquita / Comunicação Condege