Notícias

Defensoria Pública do Rio de Janeiro empossa 71 defensoras e defensores públicos

 

 

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) empossou, na noite desta terça-feira, 15, 71 novos membros da Instituição. A solenidade de posse das novas defensoras e dos novos defensores públicos ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo o anfitrião do evento o defensor público-geral fluminense, Rodrigo Pacheco.

Em declaração durante a solenidade, o defensor público-geral Rodrigo Pacheco destacou que o 27º Concurso foi um ato de coragem, de reconhecimento de erros, como no certame anterior, quando a sociedade civil questionou a DPRJ sobre a ausência de uma política de cotas efetivada.

“A partir dessa experiência, surgiu um trabalho primoroso, com muito afeto e muito acolhimento para que tivéssemos uma mudança radical na nossa política de cotas. Estamos, hoje, num momento histórico; a promoção de direitos humanos exige proatividade e diálogo, sem aguardar a demanda chegar”, disse Rodrigo Pacheco, que deu as boas-vindas às novas defensoras e aos novos defensores: “a sociedade os espera”.

Segundo a DPRJ, dos 71 novos membros, 20 são negros; um tem deficiência; e três são hipossuficientes economicamente. Além disto, do total das pessoas empossadas, a maioria é composta por mulheres: são 53 novas defensoras e 18 novos defensores.

/////

Texto: Marcus Mesquita / Comunicação Condege, com informações da Comunicação DPRJ

Foto: Matheus Reis