Notícias em destaque

Representante do Condege participa de curso sobre oralidade e litigação realizado pela AIDEF

Organizado pela Defensoría Penal Pública de Chile, o curso Litigación Oral para Defensores/as, que faz parte do Programa de Capacitación en Litigación para Defensores/as da Asociacion Interamericana de Defensorías Públicas (AIDEF) contou com representante do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Condege) que faz parte da entidade.
O defensor público do Estado do Mato Grosso que faz parte da Comissão Criminal Permanente do Condege, Fernando Antunes Soubhia, participou virtualmente da capacitação que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de outubro. No curso foram abordados a termas como a Teoria do Caso, story telling e discurso de abertura, filosofia da contraprova, impugnação de testemunhas com declarações anteriores, entre outros.
Para o defensor público Fernando Antunes Soubhia “o curso permitiu o aprendizado com defensores e defensoras de diversos países da America latina, expondo não apenas a realidade processual penal de seus países, mas também compartilhando informações sobre o status jurídico e político das defensorias públicas espalhadas por nossos continentes”. Para ele, o contato com outras defensorias foi profundamente enriquecedor uma vez que aponta caminhos para onde se pode avançar e em quais áreas podemos contribuir nesse crescimento.

A AIDEF
A associação tem por objetivo “a coordenação das entidades associadas, que permita unificar critérios de defesa pública, capacitação em matéria de defesa para um desenvolvimento intelectual e profissional de cada membro das entidades associadas” (Art. 3º) do Estatuto e busca “assegurar o funcionamento de um sistema estável de coordenação e cooperação interinstitucional a fim de fortalecer as Defensorias Públicas das Américas e Escritórios de Assistência Jurídica do Caribe” Art. 2º.

 

/////

Reportagem: Patrícia Ströher / Comunicação Condege