Notícias

Defensoria do Acre conhece canais e sistemas de atendimento da DPE Tocantins

Representantes da Gestão Superior da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC) estiveram na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, nesta quarta-feira, 28. A defensora pública-geral do Estado do Acre, Simone Santiago (foto), e a subdefensora pública-geral Roberta de Paula Caminha Melo  foram recebidas pelo superintendente de defensores públicos do Tocantins, Danilo Frasseto Michelini, e pela defensora pública Elydia Leda Barros Monteiro, que apresentaram informações gerais sobre a atuação da Defensoria Pública no Tocantins, como canais de atendimento, estrutura das regionais e sistema de atendimentos.

Entre os pontos tratados na reunião esteve a otimização e dúvidas sobre o Sistema Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar), criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da DPE–TO e cedido, gratuitamente, para dezenas de Defensorias Públicas no País, incluindo a Defensoria do Acre.

A defensora pública–geral do Acre apontou que, durante a pandemia, número de atendimentos cresceu. “O nosso atendimento não tem agendamento futuro, é feito na hora, o que muito nos surpreendeu com a alta demanda neste período de pandemia”, afirmou. A subdefensora pública-geral, Simone Santiago, complementou sobre as principais dificuldades enfrentadas pela Defensoria no Acre, como distâncias e deslocamentos, transporte e custo de vida, dentre outras questões. É o caso dos atendimentos nos seringais e outras áreas de zona rural, que utilizam como transporte os barcos, e o anúncio do atendimento é feito via rádio comunitária. “Defensor tem que ser valente, pois existimos para defender as pessoas mais frágeis”, complementou.

O superintendente de defensores públicos, Danilo Frasseto Michelini, apontou que o momento foi importante para estreitar laços dentre as Defensorias e para o aprimoramento do atendimento em ambas as instituições, primando sempre pela qualidade do atendimento aos assistidos. A defensora pública Elydia Leda complementou que a visita é importante para um momento de troca de experiência. “Fortalecemos a nossa atuação conhecendo cada realidade e experiência na defesa dos nossos assistidos”, disse.

Reunião Condege
A defensora pública-geral e a subdefensora pública-geral do Acre estão no Tocantins para participar da 52ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), que acontece na DPE-TO nesta quinta-feira, 29,  e contará com a presença de defensores públicos-gerais de vários Estados.

A subdefensora pública-geral Roberta de Paula Caminha Melo

 

 

 

A defensora pública do Tocantins Elydia
Leda Barros Monteiro (D) falou sobre a atuação da
Instituição no Tocantins.

 

//