Notícias em destaque

Estellamaris Postal: atuação também pelo fortalecimento das bandeiras das Defensorias Públicas

Presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) eleita no último dia 10, Estellamaris Postal (defensora pública-geral no Estado do Tocantins) disse que a entidade deve atuar para também fortalecer as bandeiras ligadas a atuação das Defensorias Públicas em todo País com foco a dar ainda mais visibilidade aos direitos fundamentais de todos e todas e ao trabalho de membros, servidores e demais profissionais dessas Instituições.

Eleita por aclamação para a gestão 2021/2022, Estellamaris afirma que pretende ampliar a presença do Colégio Nacional nos espaços de debate e discussão e, por consequência, ampliar também a presença das Defensorias Públicas nesses espaços institucionais: “As Defensorias Públicas seguem incansáveis em todo o País no cumprimento de sua missão constitucional. Isso precisa ser ainda mais conhecido, reconhecido e apoiado. Acredito que o Condege pode também atuar nesse sentido”.

De acordo com a Presidente, paralelo ao trabalho e atuações protocolares e específicas do Colégio Nacional, é possível atuar, ainda, na busca de parcerias e apoios institucionais que valorizem a atuação e as lutas das Defensorias Públicas. “É um trabalho de fortalecimento que vem sendo executado e que vamos continuar por meio de diferentes atuações e com um trabalho junto aos membros da diretoria e claro, com o apoio e entendimento dos demais defensores e defensoras públicas-gerais”, destacou.

Nova diretoria
O cargo de vice-presidência do Condege é ocupado pelo defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo Junior. De acordo com ele, o desafio é “(…) auxiliar no fortalecimento da Defensoria Pública no Brasil, num momento em que a demanda e a procura pelos serviços atinge marcas históricas e que o país vive um cenário de contingenciamento”.

A diretoria 2021/2022 é composta, ainda, pelos seguintes defensores públicos-gerais: Rafson Saraiva Ximenes (Bahia), secretário-geral; Rodrigo Baptista Pacheco (Rio de Janeiro), secretário-adjunto; e Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz (Mato Grosso), coordenador das Comissões.

 

A eleição que escolheu os membros da nova diretoria executiva foi realizada durante a 51ª reunião do Condege, coordenada pela até então presidente, defensora pública-geral do Distrito Federal, Maria de Nápolis. Além de integrantes do Colégio Nacional, a reunião e posse da nova diretoria também teve a participação da presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte.

Perfil da Presidente
Estellamaris Postal é defensora pública do Estado do Tocantins desde 1994. É graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). No Condege, já atuou como secretária executiva.

Nacionalmente, tem como destaque a atuação junto ao Ministério da Justiça entre os anos de 2012 e 2013, por meio de acordo de cooperação firmado entre a Defensoria Pública e o referido Ministério.

Estellamaris também coordenou os trabalhos da Força Nacional de Execução Penal no Estado de Santa Catarina em 2013, participou da Elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas e do Brasil e foi a primeira mulher a ser nomeada secretária nacional da Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, em 2014, entre outras importantes conquistas.

Para conhecer o perfil completo da Presidente do Condege, acesse: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/46697

Diretoria Condege 2021/2022
Presidente: Estellamaris Postal (Tocantins)
Vice-presidente: Domilson Rabelo Júnior (Goiás)
Secretário-geral: Rafson Saraiva Ximenes (Bahia)
Secretário-adjunto: Rodrigo Baptista Pacheco (Rio de Janeiro)
Coordenador das Comissões: Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz (Mato Grosso)

 

(Reportagem: Cléo Oliveira / Comunicação)