Notícias

ANADEP e CONDEGE firmam parceria na Campanha Nacional “Racismo se combate em todo lugar”

Nessa quarta-feira (15/4), a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e a presidenta do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) reuniram-se, em Brasília, para debater parceria na Campanha Nacional 2021 “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”. A iniciativa visa fomentar a necessidade de equidade étnico racial no acesso a direitos e às políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais.
As dirigentes debateram sobre os dados do IV Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil, lançado pelo Ministério da Justiça, em 2016. O documento aponta que 76% das defensoras e defensores públicos estaduais e distrital declaram-se brancos; 19% declaram-se pardos; 2,2% declaram-se pretos; 1,8% declaram-se amarelos; e 0,4% indígenas.
Nessa perspectiva, ANADEP e CONDEGE querem, durante a vigência da campanha, trabalhar lado a lado para adotar uma série de medidas com foco no combate a todas as formas de discriminação racial dentro e fora da Defensoria, bem como a construção de mecanismos para que haja equidade racial na ocupação dos espaços de poder da Instituição.
No encontro, as presidentas também falaram sobre a divulgação da campanha nacional 2021. Com isso, a ANADEP oficiou o Colegiado solicitando que, durante o mês de maio, os planos de fundo dos computadores dos(as) servidores(as) ou área restrita das Defensorias contemple a identidade visual da campanha nacional 2021 com objetivo de fortalecer a campanha nacional com o público-interno.
Em breve, será lançado vídeo nas redes sociais para ratificar a parceria das entidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.