Nesta terça-feira (2), o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) deu posse ao defensor público-geral do estado da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, para o biênio 2021/2023. O defensor público foi reconduzido ao cargo, que ocupa desde 2019. A solenidade foi realizada de forma virtual, devido aos protocolos de biossegurança da pandemia da covid-19, e transmitida ao vivo pelos canais da DPE-BA no Youtube,Twitter e Facebook

Ximenes foi nomeado pelo governador da Bahia, Rui Costa, em decisão publicada no Diário Oficial do Estado em 3 de fevereiro, após obter 205 votos dos membros da classe e ser o candidato mais votado na eleição para defensor-geral, realizada em janeiro de 2021.

Na ocasião, a defensora pública-geral do Distrito Federal e presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), Maria de Nápolis, parabenizou Ximenes pela recondução ao cargo de defensor público-geral da DPE-BA e destacou:

Nesses últimos dois anos, eu pude testemunhar a sua entrega, a sua humildade e a sua competência na condução da Defensoria Pública do Estado da Bahia. A sua recondução vem coroar esse trabalho árduo que você fez nesses últimos dois anos. Foram muitos desafios, nós acompanhamos, mas você conseguiu avançar, apesar das dificuldades.

A presidente do Condege também destacou que as Defensorias Estaduais e o Colegiado estão à disposição para continuar a fortalecer a DPE-BA. “Afinal, a força de cada uma das Defensorias Públicas desse país se reflete no integral acesso à justiça dos mais necessitados”, acrescentou. 

Também estavam presentes na solenidade: o procurador-geral da Bahia, Paulo Moreno Carvalho; procuradora-geral de justiça da Bahia, Norma Cavalcante; a ouvidora-geral da DPE-BA, Sirlene Assis; e o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA), Igor Santos

Na ocasião, a Defensoria Pública da Habia prestou homenagem à atuação das Defensorias Públicas dos Estados Brasileiros, do Distrito Federal e da União por meio de um vídeo realizado pela Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública da Bahia, lançado na solenidade de posse do defensor público-geral.

As fotos utilizadas para o projeto foram gentilmente cedidas por todas as Defensorias envolvidas e citadas. Veja o vídeo na ítegra clicando aqui.

Morgana Nathany, da Assessoria de Comunicação

Com informações da DPE-BA.

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4457
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4457
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!