DPE MG - Projeto MescDPE MG - Projeto MescO Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) certificou, no dia 19 de novembro, 24 cursistas da Escola Estadual Maria de Salles Ferreira, em Contagem. Os alunos concluíram a etapa teórica do curso de mediação, composta por encontros na escola. Durante a formação, os estudantes foram orientados sobre características importantes que o mediador escolar deve ter.

Na abertura dos trabalhos a defensora pública e coordenadora do Mesc, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, da Defensoria Especializada em Direitos Humanos Coletivos e Socioambientais, agradeceu a presença dos alunos participantes do programa, dos demais estudantes e do corpo docente da EE Maria de Salles Ferreira, dos parceiros do projeto e também, pela presença dos mediadores das escolas de Sabará e Vespasiano.

De acordo com a defensora Francis Coutinho, coordenadora do Mesc, a base do projeto é a construção da democracia participativa, por meio da formação de multiplicadores da paz, utilizando o protagonismo juvenil “A escola não se faz sozinha, mas com parceiros. Muitas vezes um conflito pode ser resolvido dentro do próprio ambiente escolar, por meio do diálogo e da mediação”, enfatizou.

Francis Coutinho ressaltou, ainda, que o exercício da mediação permite estender sua prática para fora dos muros da escola. “A mediação é uma forma democrática de Justiça. O processo permite que as partes aprendam a dialogar, a buscar um caminho para a Justiça, seja dentro da escola ou na comunidade ou até mesmo no ambiente familiar.”

O mesmo afirmou a estudante Cinthia, da EE. Deputado Renato Azeredo, que também já concluiu a capacitação no Mesc. “Com certeza o MEsc mudou minha vida. Hoje desenvolvo projetos de cooperação dentro da minha escola e na minha comunidade. Não é só na escola que coloco em prática o conteúdo adquirido, pois sempre tem uma situação para ser mediada, seja em casa ou com os amigos.” Completando o depoimento da colega, a estudante Victória Fernandes, da EE Zoroastro Viana Passos, de Sabará, disse que o programa ensinou que o conflito pode, também, ser positivo.

O Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) é desenvolvido pela Defensoria Pública, por meio da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, por meio da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino.

Além da EE.Maria de Salles Ferreira, em Contagem, já foram certificados os participantes da EE. Professor Zoroastro Vianna Passos, em Sabará e da EE. Deputado Renato Azeredo, em Vespasiano.

Fonte: Ascom/DPMG (21/11/2014)

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal e da União, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
Rua Marquês do Amorim, nº 127, Bairro Boa Vista, Recife/PE - CEP: 50070-330
(81) 3182-3702
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (81) 3182-3701 | 3182-3702
Celular: (81) 98494-1235

 

Assessoria de Comunicação: Fátima Freire
E-mails: ascomdppe@defensoria.pe.gov.br
Telefone: (81) 3182-3707
Celular: (81) 98494-1233

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!