Quarenta Defensores Públicos tomaram posse nesta segunda-feira, 25. Foto: Anadep.Quarenta Defensores Públicos tomaram posse nesta segunda-feira, 25. Foto: Anadep.
Quarenta Defensores Públicos tomaram posse nesta segunda-feira, 25. Foto: Anadep.

Em comemoração realizada na noite desta segunda-feira, 25, o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), representado pelo seu Presidente, Marcus Edson de Lima, participou do ato de posse dos primeiros quarenta defensores públicos do Estado do Amapá.

A cerimônia foi considerada por todos os presentes como um marco significativo do avanço da instituição Defensoria Pública no país e do seu estabelecimento, uma vez que apenas de todos os 26 estados brasileiros e Distrito Federal, apenas o Amapá não possuía Defensores Públicos concursados.

“Um momento histórico fruto do resultado e da soma de forças das Defensorias Públicas, instituições colegiadas e associações pelo país”, exclamou o Presidente do Condege durante sua fala na abertura do evento. “A Defensoria Pública está agora em todos os estados da federação. Que os novos membros possam seguir firmes e dedicados na atuação à população em situações de vulnerabilidade”, ressaltou.

O Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, ao lado do Governador do Estado do Amapá.O Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, ao lado do Governador do Estado do Amapá.

A cerimônia aconteceu em Macapá, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-AP), e contou com a presença do Governador do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva. “Estamos honrando mais um compromisso com a sociedade amapaense e com estes que serão os primeiros defensores concursados na história do Amapá. A Defensoria Pública do Amapá (Defenap) passará a ter sua autonomia para continuar exercendo com excelência a assistência jurídica gratuita aos que dela necessitam", exclamou.


O Presidente da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Pedro Paulo Coelho, também comemorou a conquista. “É um momento muito simbólico porque, a partir desta posse, o Brasil passará a ter defensoras e defensores públicos concursados em todos os estados brasileiros”, afirmou.

Além do Presidente do Condege, participaram da cerimônia: o Defensor Público-Geral do Amazonas, Rafael Barbosa; o Defensor Público-Geral da Defensoria do Amapá, Diogo Grunho; a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte; o ex-presidente da Associação Nacional, Antonio Maffezoli; a secretária de Estado da Administração, Suelem Furtado; deputados, prefeitos e outras autoridades.

Fonte da matéria e fotos: Comunicação Anadep.

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) congrega defensores-gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal e da União, além de representantes de associações nacionais de defensores públicos.
Rua Padre Chiquinho, nº 913; Bairro Pedrinhas; Porto Velho/RO
(69) 3217-4700
ascom.condege@gmail.com

Assessoria

Assessoria de Comunicação: Paulo Marcelo Silvestrini
E-mails: ascom.condege@gmail.com | ascom@defensoria.ro.def.br
Telefone: (69) 3217-4710
Celular: (69) 9 9261-0116

Gabinete do presidente
Email:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (69) 3217-4700

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!