Com 94% votos, o Defensor Público José Fabrício Silva de Lima foi reeleito para o cargo de Defensor Público-Geral, nesta terça-feira (19.05), para comandar a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) no biênio 2020/2022. Esse percentual foi o maior da história da Instituição. A eleição foi virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus, e participaram do pleito 284 dos 287 Defensores Públicos do Estado com atuação na Capital, Região Metropolitana e Interior.

Esta é a primeira vez que ocorre uma eleição virtual em que os Defensores, sem sair de casa, votaram utilizando apenas um dispositivo com acesso à internet, conforme regulamentação institucional às eleições da DPPE.

A lista com o nome do Defensor Público José Fabrício será encaminhada à apreciação do governador Paulo Câmara. A previsão é que ainda esta semana seja publicada a portaria de nomeação para o cargo. O Defensor-Geral do Estado, que será reconduzido, venceu as eleições de 2018 obtendo 85% votos.

O Defensor José Fabrício afirmou que a vitória significa o reconhecimento dos seus pares pelo trabalho sério e comprometido que vem realizando desde junho de 2018, ao lado do Subdefensor Geral, Henrique Seixas, e toda a equipe de Gestão da DPPE.

A gestão de José Fabrício, ao longo dos últimos 24 meses, teve como principais diretrizes a valorização e capacitação profissional, desenvolvimento na área de tecnologia, investimento na mediação e conciliação e projetos de aproximação com a comunidade. Outra marca de seu trabalho foi o lançamento de ações e projetos na área de direitos humanos, moradia e saúde. Além disso, a inauguração da Central Cível da Capital foi o marco durante sua administração.

ELEIÇÃO VIRTUAL - A eleição virtual foi possível graças ao sistema eletrônico Hélios. A ferramenta foi utilizada porque Defensores Públicos, servidores e demais colaboradores mantêm suas atividades de forma remota em função da pandemia  e a necessidade de adotar medidas de prevenção ao contágio da doença, dentre elas o isolamento social.

Conforme avaliação do presidente da Comissão Eleitoral da Defensoria Pública, Eduardo Tassara, a eleição virtual foi um sucesso. O trabalho contou com o auxílio do setor de Tecnologia da Informação da DPPE. “Não tivemos nenhuma intercorrência, esclarecemos apenas dúvidas a respeito do processo. Temos convicção de que a modernidade tecnológica é uma grande aliada da nossa instituição”, enfatizou.

COMISSÃO ELEITORAL -  Eduardo José Tassara Tavares, presidente da Comissão Eleitoral. Membros titulares: José Inaldo Gonçalves Cavalcanti Júnior e Marcos Robertson da Luz Caribé. Membros suplentes: Cynthia Soares Ribeiro Credidio e Tereza Cristina Cruz de Oliveira.

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4304 / (61) 2196-4300
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4304 | 2196-4300
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!