A proposta é que o CONDEGE e o MMDFH trabalhem juntos na elaboração de medidas que corroborem para a diminuição do volume de processos no setor judiciário, a partir da mediação.

O Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) reuniu-se, nesta terça-feira (02), com a nova chefe da Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG), do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), Mariana Neris

O objetivo da reunião foi alinhar o CONDEGE e a Secretaria sobre a importância da mediação para a diminuição do volume de processos no Judiciário, a partir de medidas e ações que melhorem a atuação das defensorias a nível nacional. 

Foi debatida, durante o encontro presencial, a necessidade de pensar soluções não judiciais. Para isso, mostrou-se essencial a discussão sobre elaboração de projetos, como oficinas de Educação em Direitos e de noções básicas em Direito de Família, por exemplo. 

Além disso, outras propostas foram abordadas, como a elaboração de programas para capacitar novos mediadores e facilitadores em todas as unidades da federação. 

A proposta é que o CONDEGE e o MMDFH trabalhem juntos, por meio de novos encontros e articulações, na elaboração de ações que corroborem com a eficiência do setor judiciário e a redução de gastos do Estado, a partir da mediação de conflitos.


Além da secretária de Proteção Global, Mariana Neris, estavam presentes na reunião, da parte do CONDEGE: o vice-presidente, defensor público-geral do Estado do Rio Grande do Norte, Marcus Vinicius Soares Alves; o secretário adjunto, defensor público-geral do Estado de São Paulo, Florisvaldo Antonio Fiorenno Junior; o coordenador das Comissões Especializadas, defensor público-geral do Estado de Mato Grosso, Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz; e o defensor público-geral do Estado de Pernambuco, José Fabrício Lima Silva.

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4457
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4457
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!