O Defensor Público Gério Patrocínio Soares foi eleito pelos membros da Defensoria Pública de Minas Gerais para o segundo mandato consecutivo como Defensor Público-Geral do Estado para o biênio 2020/2022.

A eleição para o cargo aconteceu nesta sexta-feira (29/5). A votação foi realizada por meio eletrônico, pelo sistema de votação online, com o suporte da Superintendência de Tecnologia da Informação. Ao todo, 614 defensores participaram da eleição. Gério Patrocínio Soares recebeu 520 votos, o equivalente a 85% dos votos válidos.

Conforme a legislação, o defensor-geral é nomeado pelo governador do Estado, a partir de lista tríplice definida na votação entre os defensores públicos. Neste pleito, no entanto, apenas o defensor Gério Patrocínio Soares candidatou-se ao posto. O DPG eleito será empossado pelo governador Romeu Zema em data ainda a ser definida.

Este será o segundo mandato consecutivo de Gério Patrocínio Soares, que exerceu o cargo de Defensor Público-Geral do Estado de Minas Gerais durante o biênio 2018/2020.

“Quero agradecer essa renovação do voto de confiança de todas as defensoras e defensores públicos na nossa atuação à frente da Defensoria Pública-Geral. Isso nos dá ainda mais responsabilidade para seguirmos trabalhando firme com o objetivo de fazer da Defensoria de Minas uma instituição cada vez mais respeitada não só em nosso estado mas em todo o país, e com excelência no que é o principal: o atendimento aos nossos assistidos”, destacou o Defensor Público-Geral eleito, Gério Patrocínio Soares.

Entre os principais avanços da Defensoria mineira em sua gestão destacam-se o protagonismo e a atuação diferenciada da Instituição em relação ao rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho; o investimento em soluções de Tecnologia da Informação e de Comunicação, que possibilitou, entre outros ganhos a continuidade do trabalho das defensoras e defensores públicos nesse período de atendimento remoto devido à pandemia de Covid-19.

Também a expressiva atuação extrajudicial da DPMG foi incrementada e ampliada com criação de diversos projetos desenvolvidos por defensoras e defensores públicos, além da implantação de Centros de Conciliação e Mediação Familiar em comarcas do interior de Minas Gerais.

Nos últimos dois anos, a Defensoria de Minas avançou em infraestrutura física, em Belo Horizonte e em comarcas do interior, e expressivo crescimento pode ser observado ainda na seara da capacitação, tanto interna quanto em educação em direitos voltada para o público externo.

A realização do VIII Concurso Público, de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira da DPMG, que se encontra em fase final, é outro progresso relevante, além dos avanços normativos e conquistas legislativas, como a aprovação dos projetos de lei (PL) 1.445/2020 e 1.446/2020, resultando em valorização de defensores públicos e servidores.

Perfil

Gério Patrocínio Soares foi graduado em Direito, em 2003, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo atuado na advocacia privada, nas áreas cível e de família.

Concluiu dois cursos de pós-graduação lato sensu, um deles com foco em Direito de Família e Sucessões e outro com foco em Direito Processual, além de um curso de gestão pública contemporânea.

Em 2011, ingressou na carreira de defensor público.

Na Defensoria Pública de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares atuou no órgão de execução na 17ª e 2ª Defensoria Criminal da Capital, nas Defensorias de Tóxicos da Capital e na Defensoria do Juizado Especial Criminal. Foi assessor institucional, coordenador Criminal da Capital e chefe de Gabinete. Dirigiu a Instituição no biênio 2018/2020.

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4304 / (61) 2196-4300
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4304 | 2196-4300
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!