Os(as) novos(as) defensores(as) serão designados para atuação em polos do interior, fortalecendo o atendimento da DPE-AM nos municípios e possibilitando a implantação de mais unidades.

Em comemoração aos 31 anos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), foram empossados, na tarde desta terça-feira (30), mais nove defensoras e defensores públicos que reforçarão o atendimento da instituição no interior e possibilitarão a implantação de mais polos. A solenidade de posse foi realizada no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) e transmitida pelo canal da DPE-AM no Youtube.  

Na ocasião, o defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, ressaltou que a Defensoria Amazonense dá mais um passo em direção à meta de estar presente em todos os municípios do estado. “É nossa meta ampliar nossos serviços e oferecer condições para que todo cidadão desse estado tenha acesso à Justiça, sem distinção e sem burocracia. Estamos nesse caminho”, sustentou.   

De acordo com ele, com a posse de mais esse grupo de defensores, a DPE-AM dará seguimento ao plano institucional de alcançar o maior número de municípios o mais breve possível, para cumprir a missão de levar assistência jurídica gratuita e integral à população que mais necessita. A Defensoria do Amazonas contava com 121 defensores e defensoras, agora passará a ter 130. 

Foram empossados para o cargo de defensor público de 4ª Classe: Flávia Araújo da Silva; Bruna Costa de Farias; Camila Campos de Souza; Mariana Silva Paixão; Yaskara Xavier Luciano Lucena; Ana Laura Migliavacca de Almeida; Leandro Antunes de Miranda Zanata; André Azevedo Beltrão; e Cândido Leonardo Mariano Costa Silva.

A presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), Maria de Nápolis, participou virtualmente da solenidade. Na ocasião, desejou as boas-vindas aos novos defensores públicos e destacou:

Minhas novas colegas, meus novos colegas, chegou a hora de lutar. Certamente,  a missão da Defensoria Pública não é fácil. Nós temos que lidar com um grande volume de trabalho, com a estrutura por vezes deficiente, com a situação de desvantagem no processo penal, com a extrema carência dos nossos assistidos e, agora, com a pandemia. Mas, se por um lado, as dificuldades existem, por outro, não há profissão mais gratificante. É uma verdadeira escola de vida, de luta por justiça social, por dignidade e por alento aos mais necessitados. Vocês têm o papel de verdadeiros agentes de transformação social. Aconteça o que acontecer, sempre mantenham a esperança na construção de um Brasil mais justo, mais solidário, mais igual, mais humano, mais nosso. De todos e para todos. Levem essa esperança com vocês mesmo quando tudo parecer muito difícil. Eu tenho certeza que vocês exerceram essa bela profissão com a honra que o cargo exige.

No evento, também estiveram presentes as seguintes autoridades: o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepan), Arlindo Gonçalves dos Santos Neto; a presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte; o procurador-geral da Prefeitura de Manaus, Marco Aurélio de Lima Choy; o desembargador Délcio Luis Santos, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM); o procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; o defensor público-geral da Defensoria Pública de São Paulo (DPE-SP), Florisvaldo Fiorentino Júnior; entre outras. 

Morgana Nathany, da Assessoria de Comunicação 

Com informações da DPE-AM

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4457
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4457
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!