A Defensoria Pública de Minas Gerais lançou seu novo portal de notícias e demais informações institucionais. Entre os principais ganhos proporcionados pela ferramenta estão a otimização dos conteúdos e a integração de vários sistemas, facilitando o acesso da população e usuários internos aos dados e serviços produzidos pela Instituição.

O projeto foi um trabalho de idealização e construção dos profissionais da Assessoria de Comunicação (Ascom), com a colaboração da equipe de Tecnologia da Informação. Decisões sobre sua elaboração contaram com amplo debate interno, com a participação de defensoras e defensores públicos. O portal é acessado no endereço www.defensoria.mg.def.br .

Informação é essencial e direitos são fundamentais. Juntar essas duas pontas em um projeto de design e recursos web contemporâneos foi o ponto de partida que a Ascom adotou para a arquitetura do novo portal, com foco na entrega de informações, conteúdos e serviços ao cidadão de modo fácil, rápido e organizado.

A otimização dos conteúdos, tanto das páginas de notícias quanto das unidades da Defensoria em sites de busca como o Google, foi outra prioridade no projeto.

Cada unidade da Defensoria terá um endereço (URL) próprio, permitindo que, ao usar buscadores, o cidadão encontre rapidamente informações sobre a unidade em uma cidade específica, como horário de funcionamento, mapa de localização, cidades que fazem parte da comarca, notícias e eventos relacionados a cada uma delas.

Outra ferramenta que vai facilitar a vida de quem demanda os serviços oferecidos pela DPMG é o canal Agendamento Online, pelo qual é possível selecionar a cidade, Defensoria e serviço desejado e agendar a data e horário do atendimento. O serviço está sendo disponibilizado gradativamente. Em breve, todas as unidades contarão com o Agendamento Online.   

Além da publicação constante de vídeos com conteúdos sobre deveres e direitos, a educação em direitos foi outro foco do novo portal que, agora, permite maior participação do cidadão, por meio de enquetes que irão direcionar a produção de conteúdos orientados às necessidades das pessoas.

O portal da Transparência, que integra a ferramenta, também foi atualizado para melhor visualização de dados importantes sobre a gestão administrativo-financeira da Instituição, reforçando o compromisso da Defensoria mineira com a transparência de seus atos.

A integração de plug-ins das redes sociais da DPMG e um projeto totalmente amigável e responsivo são outros pontos que favorecem o cidadão a ter acesso fácil ao que interessa, direto de seu celular.

O projeto contou com a participação de uma empresa externa, na construção de um código seguro e de qualidade, e da equipe de Tecnologia da Informação da DPMG, na supervisão da codificação e nos melhoramentos de navegação e usabilidade durante o processo de desenvolvimento e na integração de vários sistemas incorporados ao portal, dentre eles as opções oferecidas para atendimento online.

O investimento em soluções de Tecnologia da Informação e de Comunicação está previsto no Planejamento Estratégico da DPMG, bem como no atual Plano Geral de Atuação (PGA 2019/2020). “O novo portal é parte importante do esforço que a Defensoria vem empreendendo para ficar cada vez mais perto dos assistidos, seguir investindo em transparência e prestar serviços de excelência aos cidadãos”, diz o defensor público-geral Gério Patrocínio Soares.

Confira abaixo alguns menus que organizam a navegação no novo portal:

Menus Instituições

Dados sobre a estrutura da Defensoria de Minas e a Corregedoria-Geral da DPMG, dispostos de forma objetiva e clara.

Menu Unidades

Uma das novidades do portal, apresenta todas a unidades da Instituição em Minas Gerais e as cidades que fazem parte da comarca, com informações relevantes para o cidadão ser atendido com eficiência.

Menu Serviços

As principais áreas de atuação da DPMG estão apresentadas de modo didático, com informações completas e link para as unidades da Instituição.

Menu Ações

Todos os programas e ações da Defensoria agora têm uma área exclusiva, mostrando o objetivo de cada ação e o impacto social de cada uma delas.

Menu Espaço Cidadão

São vários conteúdos importantes disponíveis para informar e auxiliar o cidadão na solução de suas demandas: documentos para o atendimento, perguntas frequentes, cartilhas sobre direitos, dentre outras.

Menu Transparência

Visualização fácil e organizada de dados importantes sobre a gestão administrativo-financeira da Instituição.

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4304 / (61) 2196-4300
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4304 | 2196-4300
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!