Uma ginasta capixaba, do Clube Ítalo Brasileiro do Espírito Santo, conseguiu autorização para viajar para o Chile após ação da Defensoria Pública Estadual. A atleta corria o risco de não participar de uma competição internacional, em virtude da falta da autorização paterna. Há cerca de onze anos ela não tem contato com o pai, razão pela qual foi necessário ingressar com uma medida judicial.

O defensor público responsável pelo caso, Hugo Fernandes Matias, protocolou um pedido de autorização de viagem, que foi deferido pelo juiz Pedro Benedito Alves Sant’ana, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Vitória. O defensor argumentou que, tendo em vista do histórico da atleta, não seria razoável negar a autorização de viagem, uma vez que o pai encontra-se em local incerto e não sabido.

“A decisão do magistrado veio em benefício da criança, que tem se mostrado uma atleta obstinada, trabalhando arduamente para se classificar em competições nacionais e internacionais. E o fato de seu pai não estar presente em sua vida nos últimos anos, não pode prejudica-la no esporte”, afirma Matias.

A ginasta conseguiu a autorização judicial para viajar e competir na Copa Alemanha Interclubes, em Santiago, no Chile, onde recebeu o título de vice-campeã de ginástica rítmica, na categoria pré-infantil. “A Defensoria Pública foi muito importante, pois não temos condições financeiras para custear uma assistência jurídica. Ganhamos as passagens e contamos com a ajuda da Defensoria para conseguirmos viajar”, conta a mãe da ginasta.

A ginasta capixaba treina desde oito anos e participou da segunda competição internacional. A primeira foi no XXX Torneio Internacional “Memorial 78” de Ginástica Rítmica, realizado em Sófia, Bulgária em junho deste ano, alcançando a 5º colocação geral. Na ocasião, a família também procurou auxílio da Defensoria Pública para conseguir a autorização de viagem.

 

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal e da União, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
Rua Marquês do Amorim, nº 127, Bairro Boa Vista, Recife/PE - CEP: 50070-330
(81) 3182-3702
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (81) 3182-3701 | 3182-3702
Celular: (81) 98494-1235

 

Assessoria de Comunicação: Fátima Freire
E-mails: ascomdppe@defensoria.pe.gov.br
Telefone: (81) 3182-3707
Celular: (81) 98494-1233

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!