Mesmo com a suspensão temporária do expediente presencial regular, devido à pandemia do Coronavírus, a Defensoria de Minas Gerais segue trabalhando intensamente de forma remota em favor dos seus assistidos.

O resultado desse esforço coordenado para manter a prestação do serviço de assistência jurídica integral e gratuita da DPMG pode ser conferido nos números abaixo, relativos ao período de 18 de março (quando se iniciou o sistema de teletrabalho) a 26 de março.

Atividades extrajudiciais - 4.529
Atividades judiciais - 15.734
Matérias de urgência - 302
Atividades no TJ Cíveis de 2a instância - 482
Total de atividades - 20.547

Os números que retratam a produtividade da DPMG dá uma média de 2.935 ações por dia. A Instituição tem se desdobrado e, em tempo mínimo, está implantando novas tecnologias para viabilizar o atendimento aos cidadãos mineiros e manter a alta produtividade no contexto atual de crise emergencial de saúde.

Seja por telefone, whatsapp ou videochamada, defensoras e defensores públicos continuam atuando em todo o estado, em regime de teletrabalho, atendendo casos de urgência e de risco de perda de direitos e prazos. Ao mesmo tempo, seguem acompanhando processos anteriores que estavam em andamento. Em algumas situações é mantido o atendimento presencial.

Transferência ou leito hospitalar, cirurgia, alvará para medicamento e demandas que envolvem risco de morte; negativa de cobertura de procedimentos por planos de saúde; bloqueios em contas bancárias, salário ou poupança; pedido de prorrogação da curatela provisória; esbulho (espécie de invasão com violência) recente da posse que prejudique o direito à moradia; busca e apreensão de competência da infância não decorrente de típica guarda do Direito de Família; medidas protetivas requeridas por familiares de bebê retido na maternidade, para evitar acolhimento institucional, são alguns exemplos de casos urgentes que estão sendo atendidos.

A suspensão temporária do atendimento presencial até 30 de abril segue orientações das autoridades sanitárias em proteção à saúde de assistidos e de servidores. Está determinada pela Resolução nº 120/2020, pela Resolução Conjunta nº 001/2020 e amparada por resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Redação: DPE/MG

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal e da União, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
Rua Marquês do Amorim, nº 127, Bairro Boa Vista, Recife/PE - CEP: 50070-330
(81) 3182-3702
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (81) 3182-3701 | 3182-3702
Celular: (81) 98494-1235

 

Assessoria de Comunicação: Fátima Freire
E-mails: ascomdppe@defensoria.pe.gov.br
Telefone: (81) 3182-3707
Celular: (81) 98494-1233

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!