A votação da PEC Emergencial no Senado está prevista para amanhã (25).



O Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) realizou, nesta quarta-feira (24), a 1ª Reunião Extraordinária de 2021. O objetivo do encontro, que aconteceu virtualmente, foi discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 186, de 2019, que está com a votação no Senado prevista para amanhã (25).

A PEC Emergencial cria mecanismos de ajuste fiscal para União, estados e municípios. Possibilita, assim, entre outros, a redução salarial de servidores dos três poderes em até 25%; a suspensão de progressões automáticas de carreira e de novos concursos; e o fim de reajustes salariais em caso de descumprimento da regra de ouro pelo governo. (Fonte: Sindilegis.)

A presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, esteve presente na reunião e abordou a tramitação da PEC. A defensora pública também explicou que há a necessidade do apoio de 27 senadores para aprovação de emendas. 

A presidente do CONDEGE, Maria de Nápolis, alertou sobre a necessidade de busca de assinaturas dos senadores, e o subdefensor público-geral de São Paulo, Rafael Pitanga, fez ponderações acerca da redação da Proposta. Foi abordada, também, a reunião com o senador Lucas Barreto, realizada na última terça-feira (23), em conjunto com a ANADEP, para a discussão da PEC. 

A reunião extraordinária foi presidida pela presidente do colegiado e contou com a participação de representantes de defensorias públicas de 19 estados e do Distrito Federal. Além disso, estiveram presentes no encontro, como representantes da ANADEP, a presidente, Rivana Ricarte, a vice-presidente institucional, Rita Lima, e o vice-presidente administrativo, Augusto Barbosa.

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4457
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4457
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!