O presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), José Fabrício, participou de agenda internacional na Argentina, na última quinta (10) e sexta (11). O Defensor Geral de Pernambuco esteve presente no X Congresso dos Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM). Com o tema “Boas práticas de defesa pública no acesso à Justiça”, o evento foi realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, capital daquele país.

Além de José Fabrício, participaram das atividades o presidente e a vice-presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a diretora para assuntos legislativos, Maria Carmen de Sá; a coordenadora da região Sudeste e presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), Juliana Lintz; a coordenadora da comissão de mobilidade da Anadep, Maria Julia; o chefe de gabinete da Defensoria Pública de Pernambuco, João Duque; e  o Defensor Público-Geral do Espírito Santo, Gilmar Batista.

O encontro foi organizado em nove linhas temáticas: migrantes, DESCA, resolução alternativa de conflitos, povos indígenas, gênero, violência institucional, idosos, saúde mental e Regras de Brasília. O Congresso contou com expositores da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai. 

Na quinta (10), a coordenadora da comissão de mobilidade da Anadep e Defensora Pública do Rio de Janeiro, Maria Julia Miranda, e o Defensor Público do Rio de Janeiro, Eduardo Chow, palestraram no painel “Derechos Económicos, Sociales, Culturales y Ambientales: experiencias de litigio estratégico de la Defensa Pública”. No mesmo dia, o presidente do Condege, José Fabrício, foi coordenador do painel "Las estratégias de litígio en las causas contra integrantes de los pueblos originarios".

Já na sexta (11), a vice-presidente da Anadep, Rivana Ricarte, falou no painel "Acciones de la Defensa Pública en las temáticas de género", oportunidade em que abordou o tema da campanha nacional "Em Defesa Delas - Defensoras e Defensores Públicos pela garantia dos direitos das mulheres".  Já o presidente da Anadep, Pedro Coelho presidiu o painel “Experiencias de la Defensa Pública en materia de violencia institucional."

 

Redação: Condege, com informações da Anadep

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4304 / (61) 2196-4300
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4304 | 2196-4300
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!