Nesta terça-feira (23), em Brasília, a presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), Maria de Nápolis, se reuniu com a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e com senador federal, Lucas Barreto, para tratar da PEC 186, que versa sobre a Reforma Administrativa, para debater o substitutivo à PEC Emergencial (PEC 186/2019), que cria mecanismos de ajuste fiscal para União, estados e municípios. 

Na ocasião, estavam presentes: o defensor público-geral da Defensoria Pública de São Paulo, Florisvaldo Fiorenno Junior, o defensor público-geral da Defensoria Pública do Amapá, Diogo Grunho, a presidenta da Anadep, Rivana Ricarte; a vice-presidenta institucional, Rita Lima; o vice jurídico-legislativo, Flávio Wandeck; o vice-administrativo, Augusto Barbosa; e o diretor para assuntos legislativos, Allan Joos.

A PEC 186 está prevista para ser votada no plenário do Senado Federal na próxima quinta-feira (25). A data foi marcada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após reunião na última quinta-feira (18) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

Com o objetivo de conter o crescimento das despesas obrigatórias em todos os níveis de governo, as medidas atingem servidores públicos com suspensões de progressão na carreira, proibição de concursos, vedação a pagamento de certas vantagens e vedação a recomposição salarial. O relator da matéria é o senador Marcio Bittar (MDB-AC), que apresentou nesta terça o substitutivo à proposta.

 

Condege e Anadep se manifestam preocupados em relação ao texto da PEC Emergencial. De acordo com as instituições, a proposta, na forma como foi apresentada, é inconstitucional e as restrições orçamentárias dela decorrentes impedirão a instalação da Defensoria Pública na totalidade das unidades jurisdicionais conforme determina a Emenda Constitucional (EC) 80/2014, prejudicando a prestação de serviços à população no tocante ao acesso à justiça.

Morgana Nathany, da Assessoria de Comunicação

Com informações da Anadep

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) congrega Defensores-Gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal, além de representantes de associações nacionais de Defensores Públicos.
SIA Sul Trecho 17, Rua 07, Lote 45, 3º Andar, Sala 301, Bairro Zona Industrial, Cidade Guará, Brasília/DF
(61) 2196-4457
presidencia@condege.org.br

Assessoria

Gabinete da Presidência
E-mail:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (61) 2196-4457
Whatsapp: (61) 98349-5546

Assessoria de Comunicação
E-mail: comunicacao@defensoria.df.gov.br
Telefone: (61) 2196-4323 | 2196-4324
Celular: (61) 99828-6632

 

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!