Em mais uma ação de promoção dos direitos humanos e da cidadania, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou o Casamento Igualitário LGBTI 2018, celebrando a união de 46 casais. A cerimônia, que contou com a presença de 19 noivos, aconteceu na sexta-feira (21/09), em Belo Horizonte.

Gratuita, a ação, que assegura às pessoas a realização do sonho de se casarem e garante todos os direitos derivados do casamento – civis, previdenciários e hereditários -, foi realizada com o apoio dos cartórios de Registro Civil, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cemig, Sicoob JUS-MP, Sindicato Intermunicipal das Empresas de Bufê de Minas Gerais (Sindbufê/MG), Marlene Doces Finos, Dilene Confiserie e Uber.

O defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, elogiou a iniciativa do defensor público idealizador do Casamento Igualitário, Vladimir de Souza Rodrigues, e destacou o compromisso da DPMG com a promoção dos valores constitucionalmente estabelecidos. “Com esse imperativo moral, cabe à Defensoria Pública mineira ser o instrumento de resguardo de direitos, pugnado com força, vibração e muito amor, por mais justiça e igualdade para todos”, afirmou.

Gério Patrocínio fez um agradecimento a cada um dos órgãos e entidades parceiras e salientou que a união dos mesmos “aprimora a eficiência do serviço público, contribuindo para a pacificação social, por meio de atividades extrajudiciais”.

Em sua fala, o defensor público Vladimir de Souza Rodrigues, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), enfatizou a igualdade entre as pessoas. “Unir-se em matrimônio é o ato mais humano que existe. Eu sonho com uma sociedade em que celebrar o amor e conviver com a pessoa que gostamos e queremos bem seja um direito natural da pessoa, independente de qualquer posição de gênero, orientação sexual, racial ou social. A condição de ser humano tem que ser íntegra, total e acessível a qualquer pessoa”, afirmou.

Parabenizando os casais, a oficial do Cartório de Registro Civil do Barreiro, Letícia Maculan, destacou que o casamento é um rito de passagem e colocou os cartórios de registro civil à disposição dos noivos.

A diretora presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP) de Minas Gerais, Dalcira Ferrão, expressou emoção em compartilhar o momento com os casais e ressaltou o trabalho que a Defensoria Pública vem fazendo nos últimos anos, em especial, o desenvolvido pelo defensor público Vladimir Rodrigues e sua equipe. “O CRP tem sido parceiro em ações promovidas pela Instituição. A garantia dos direitos humanos tem que ser um princípio fundamental e nosso principal objetivo”, afirmou.

A diretora de Eventos da Adep-MG, Alessandra Pereira Eler, parabenizou o defensor público Vladimir Rodrigues, “pela iniciativa e empenho na realização do evento, que promove a dignidade da pessoa humana”.

Após a cerimônia, com o patrocínio de parceiros, foram sorteados eletrodomésticos, um aparelho de jantar e uma diária em hotel. Foram contemplados oito casais.

Todos os casais foram presenteados com bem-casados e bombons.

Compuseram o dispositivo de autoridades: o assessor da Corregedoria-Geral, Frederico de Souza Saraiva, representando o corregedor-geral, Flávio Nelson Dábes Leão; a representante da Coordenadoria Especial de Políticas de Diversidade Sexual da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Social, Luana Rodrigues; a diretora-presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, Dalcira Ferrão; defensor público Vladimir de Souza Rodrigues; oficial do Cartório de Registro Civil do Barreiro, Letícia Maculan; diretora de Eventos da Adep-MG, Alessandra Pereira Eler, representando o presidente, Eduardo Generoso; coordenador do Núcleo de Assistência Religiosa da Secretaria de Estado de Administração Prisional, Reinaldo Domingos, representando a superintendente de Atendimento ao Indivíduo Privado de Liberdade, Louise Bernardes; secretário do Conselho Superior da DPMG, Galeno Gomes Siqueira, representando o órgão; e o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares.

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

https://www.flickr.com/photos/defensoriademinasgerais/sets/72157673772269708

 Fonte: Ascom/DPMG (24/09/2018)

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) congrega defensores-gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal e da União, além de representantes de associações nacionais de defensores públicos.
Rua Padre Chiquinho, nº 913; Bairro Pedrinhas; Porto Velho/RO
(69) 3216-5013
ascom.condege@gmail.com

Assessoria

Assessoria de Comunicação: Paulo Marcelo Silvestrini
E-mails: ascom.condege@gmail.com | ascom@defensoria.ro.def.br
Telefone: (69) 3217-4710
Celular: (69) 9 9261-0116

Gabinete do presidente
Email:  presidencia@condege.org.br
Telefones: (69) 3217-4700

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!