Novos defensores públicos são empossados solenemente

Vinte e cinco defensores públicos foram empossados nesta sexta-feira (29/09) na Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). Na cerimônia, realizada no Teatro João Alves de Queiroz, em Goiânia, foram homenageados a presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Laurita Vaz, e o governador Marconi Perillo – que recebeu Medalha de Honra ao Mérito. Com a chegada desses novos membros, a DPE-GO conta agora com 82 defensores públicos e inicia seu processo de interiorização. A previsão é que além da capital e Anápolis, o atendimento da Defensoria ocorra de forma regular nos municípios de Trindade, Aparecida de Goiânia e Inhumas. 

 

A defensora pública-geral, Lúcia Silva Gomes Moreira, expôs a importância da Defensoria Pública na defesa dos cidadãos e sua evolução contínua. “Uma instituição que não está a serviço apenas dos carentes de recursos financeiros, mas a serviço de toda a sociedade, justamente pela importante função na criação e manutenção deste Estado Democrático de Direito que o Brasil se propôs a ser”, avaliou. Em Goiás, a Defensoria Pública do Estado foi instituída em 2005. Nos últimos três anos, o quantitativo de defensores públicos goianos subiu de seis para 82.

Os novos defensores públicos Cecília Dantas Ribeiro e Emerson Fernandes Martins, porta-vozes dos recém-empossados, destacaram o desafio de garantir justiça àqueles silenciados. “Porta-vozes somos como teremos que ser dia após dia – megafones para aqueles cujas vozes ainda não são ouvidas meio ao silêncio. Amplificadores de gritos por direitos! E é por acreditar, depois de muito refletir, que a nós não nos cabe dar voz a ninguém, pois a voz já existe – basta ouvi-la, que vos convido: que sejamos ouvidos, colegas, na busca pelo empoderamento de todas as vozes silenciadas!”, frisou Cecília.

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, expôs sua alegria em ver a consolidação de uma instituição fundamental para a população. Ela lembrou da recente pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público, que indicou a Defensoria Pública como a instituição mais importante para os brasileiros. Nesse contexto, a ministra afirmou que esses novos empossados ingressam em “uma das mais belas carreiras jurídicas, cuja missão é garantir o pleno exercício dos direitos e o acesso à justiça dos mais necessitados, àqueles que não têm recursos financeiros para garantir o seu acesso à justiça”. Inclusive, a presidente citou seu orgulho ao ver entre os novos defensores seu ex-assessor, o defensor público José Luiz Pereira de Sousa, lembrando as dificuldades, renúncias e privações enfrentadas por ele e os demais colegas para a realização desse sonho.

O governador Marconi Perillo, por sua vez, evidenciou o apoio do Governo de Goiás para o desenvolvimento e consolidação da Defensoria Pública do Estado de Goiás. “A Defensoria é jovem, mas já é madura, já está encorpada, já é uma Defensoria forte, já está entre as melhores do Brasil e não vai faltar, como não faltou até agora, apoio funcional, operacional, apoio financeiro. Nós vamos continuar dando suporte a esta Defensoria que a partir de agora começa a se interiorizar”, frisou.Ele parabenizou os novos defensores públicos por essa vitória obtida por mérito, esforço, capacidade intelectual e suporte dos familiares.

As conquistas obtidas pela Defensoria Pública de Goiás e a expectativa em relação aos novos membros também citadas pela defensora pública-geral, Lúcia Silva Gomes Moreira, destacou também as conquistas obtidas. “Quando olho para os novos defensores e defensoras públicas que aqui estão hoje, tomando posse, meu sentimento é de gratidão por termos chegado até aqui e pela força de vocês que inciam esta carreira cheios de sonhos e determinados a fazer o melhor por esta Instituição e seus assistidos”, afirmou. Nesse mesmo sentido argumentou o presidente da Associação Goiana dos Defensores Públicos, Gustavo Alves de Jesus, parabenizou os novos colegas. “Que os sonhos dos assistidos de uma justiça mais igualitária seja o sonho de vocês, que o inconformismo que nos move nunca os abandone”. 

Dicom/DPE-GO

| Imprimir | E-mail

United Kingdom gambling site click here