Condege e parceiros divulgam princípios de atuação da Defensoria nas áreas criminal e de execução penalCondege e parceiros divulgam princípios de atuação da Defensoria nas áreas criminal e de execução penal

O Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais – Condege divulga hoje, 15 de maio, um documento elaborado em consonância com parceiros, que traz postulados, princípios e diretrizes que o defensor público deve seguir para o devido atendimento às pessoas em situação de prisão. Além do Colegiado, assinam a ficha institucional da publicação o Departamento Penitenciário Nacional – Depen, a Associação Nacional de Defensores Públicos – Anadep, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

De acordo com o documento, a atuação estratégica no enfrentamento ao encarceramento deixa de estar somente no fornecimento de condições materiais mínimas para o exercício da defesa e passa a englobar o modo como ela deve ser exercida e como as instituições devem se organizar para o cumprimento de seus propósitos.

A divulgação dos princípios, que elucida os elementos essenciais para a atuação da Defensoria, é a primeira etapa de uma iniciativa que visa a construção de um modelo de gestão para a atuação dos defensores públicos estaduais nas áreas criminal e de execução penal.

As próximas etapas consistem na elaboração de diagnóstico sobre a atuação da Defensoria na área penal; manuais de inspeção de estabelecimentos penais e de procedimentos– propondo atuação humanizada, respeitosa e propositiva; modelo de regulação voltado à normatização das atribuições e das atividades desenvolvidas pela Defensoria; e um Plano de Ação Educacional, com a finalidade de desenvolver competências para a formação de atuais e novos defensores que atuam na área.

O resultado final é a construção do manual de gestão para a Defensoria Pública nas áreas criminal e de execução penal, conforme o documento. As publicações produzidas pela parceria serão amplamente divulgadas pelo Condege e pelos demais entes envolvidos.

Clique no link abaixo para acessar o trabalho:

http://depen.gov.br/DEPEN/noticias-1/noticias/PrincpiosparaatuaodaDefensoriaPblicanasreascriminaledeexecuopenal.pdf

Por Lucas Fernandes DRT/BA 4922

Quem somos

O Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) congrega defensores-gerais de todos os Estados do Brasil, do Distrito Federal e da União, além de representantes de associações nacionais de defensores públicos.
Avenida Ulisses Guimarães, nº 3.386; Edf. MultiCab Empresarial; CAB; Salvador/BA
(71) 3117-9002
ascom.condege@gmail.com

Assessoria

Assessoria de Comunicação: Vanda Amorim
E-mails: ascom.condege@gmail.com | ascom@defensoria.ba.def.br
Telefone: (71) 3117-9086
Ramais: 9087 | 9091

Gabinete: Graziela Oggioni e Márcia Roberta
Email: gabinete@defensoria.ba.def.br
Telefones: Grazi (71) 3117-9009

Newsletter

Assine para receber nossas últimas novidades!