No dia 24 de agosto, em Teresina, Defensoras/es Públicos-Gerais e Subdefensoras/es Públicos-Gerais de 19 Estados fizeram visitas de cortesia ao vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, e à governadora do Estado, Regina Sousa. Durante os encontros foi discutido o fortalecimento das Defensorias Públicas.
O presidente do Condege, Defensor Público-Geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino, reforçou o papel das Defensorias na luta pela garantia dos direitos da parcela mais vulnerável da população.
O Defensor Público-Geral do Piaui, Erisvaldo Marques dos Reis, reforçou que “precisamos de mais Defensores Públicos, para chegarmos às comarcas que ainda não têm Defensoria Pública instalada. É uma reivindicação nacional, que a gente faz aqui também no Piauí, porque investir na Defensoria Pública é investir em dignidade humana”.
O deputado Franzé Silva afirmou que “teremos um diálogo aberto, para ver a possibilidade de contemplar, com uma maior fatia de receitas, a Defensoria, para que ela possa exercer o seu papel”. A governadora Regina Sousa disse entender a pauta da Defensoria e também falou em sensibilizar os Poderes no momento da divisão do orçamento.
O presidente do Condege reforçou a necessidade de um olhar diferenciado para a Defensoria, ressaltando que a Defensoria Pública do Piauí é uma referência nacional e registrando o apoio das demais Defensorias Públicas à Defensoria do Piauí, que tem o desafio de levar o acesso à Justiça às comarcas do Estado que ainda não contam com a atuação direta da instituição. Segundo Florisvaldo “Esse é o nosso desafio, a nossa pauta atual, muito bem acolhida pelo vice-presidente da Assembleia e pela governadora, e tenho certeza de que será construída uma ponte para que a Defensoria Pública consiga, em um futuro breve, estar mais próxima ainda de toda a população”, afirmou.