O Condege e a Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO) realizaram nesta quinta-feira (11) a abertura do VIII Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos da Infância e Juventude e o II Encontro Multidisciplinar da Defensoria Pública, que ocorre até esta sexta-feira (12), em Goiânia (GO).
A DPE-GO também recebeu, na última quarta-feira (10), a reunião da Comissão de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente do Condege, organizadora do Congresso (mais informações abaixo), que traz o tema “DÁ IDEIA… Construindo Estratégias para a Proteção da Saúde Mental de Crianças e Adolescentes”.
Na abertura, o defensor público-geral do Paraná, André Ribeiro Giamberardino, representou o presidente do Condege, Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior. “Encontros como este são oportunidades únicas de troca de conhecimento num país tão grande como o nosso, com Defensorias com práticas tão exitosas e interessantes. Também uma oportunidade grande de motivação e busca de sentido de nossas existências, do nosso trabalho. É muito importante conhecer pessoas das mais diversas regiões do país, que têm desafios similares aos nossos”, afirmou.
Ele também ressaltou o apoio do Condege às Comissões e a eventos como o Congresso e reforçou a importância do modelo público de acesso à Justiça como único capaz de atender a tantas demandas e necessidades do país.
Para o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, este encontro entre defensoras públicas, defensores públicos, servidoras e servidores dos Centros de Atendimento Multidisciplinar é um momento ímpar para a realização de debates construtivos. “Nós mostramos que é preciso debater temas e pautas sensíveis”, afirmou. “Essa é uma das funções da Defensoria Pública, atuar na educação em direitos. Então, promover um evento como esse, pelo seu nível acadêmico, pelo seu nível de debate e de palestrantes, é um momento de muito orgulho.”
Segundo o defensor coordenador da Comissão de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente do Condege, Rodrigo Azambuja Martins, do Rio de Janeiro, o tema foi escolhido, principalmente, por conta dos impactos da pandemia de Covid-19. “Temos percebido que, com a redução da circulação de pessoas e as medidas de isolamento social, muitas crianças começaram a desenvolver algum estado de sofrimento mental”, informou. “A partir deste congresso, pretendemos trazer novas ideais para que os jovens fiquem protegidos e com todos os seus direitos assegurados.”
Saiba mais: http://www2.defensoria.go.def.br/noticias/3476
Comissão do Condege se reúne em Goiânia
Na última quarta-feira (10), a DPE-GO também sediou a reunião da Comissão de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente do Condege.
Responsável pela gestão das pautas que influenciam a atuação das Defensorias Públicas em todo o país em relação aos direitos de crianças e adolescentes, a comissão definiu detalhes do congresso e decidiu que o IX Congresso Nacional de Defensoras e Defensores Públicos da Infância e Juventude acontecerá em 2024, na cidade de Cuiabá/MT.
Também foram debatidas outras pautas, como a situação da implementação das Centrais de Vagas do sistema socioeducativo em cada estado; a implementação do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS); o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, entre outros temas.
Saiba mais: http://www2.defensoria.go.def.br/noticias/3474
Informações: Dicom/DPE-GO.
Fotos: Eduardo Ferreira Dicom/DPE-GO