A atuação das Defensorias Públicas juntos aos Tribunais de Justiça (GAET) e Tribunais Superiores (GAETS) foi um dos pontos de discussão do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) durante a 60ª Reunião Ordinária do Colegiado, que aconteceu nessa quinta-feira, 24, no Museu Sacaca, em Macapá (AP).
Presidente do Condege, Estellamaris Postal (Tocantins), conduziu a reunião destacando a importância da atuação das defensoras e defensores públicos no Gaet e Gaets, que propõe garantir a acessibilidade jurídica a pessoas em situação de vulnerabilidade juntos aos Tribunais.
A reunião contou com a presença do governador do Amapá, Waldez Góes, que destacou a importância da Defensoria Pública e pontuou questões como os desafios da Amazônia.
“Falo sobre os desafios que os estados do norte têm e a importância da colaboração com outros estados porque a Defensoria Pública também é uma instituição que atua na busca de garantia de políticas públicas para a população”, disse Waldez, que agradeceu pelo convite.
Homenagem
Durante o encontro, o Colegiado homenageou o defensor público, Diogo Brito Grunho, que encerrou nessa sexta-feira, a gestão de defensor público-geral do Amapá.
“Acredito que todas as Defensorias Públicas gostariam de tê-lo no quadro. Diogo é um defensor público nato e tenho certeza que a Defensoria Pública vai estar sempre na sua vida”, destacou Estellamaris Postal na ocasião.
Agradecendo a homenagem e a presença do Condege no Amapá, Diogo Grunho relembrou a história e conquistas ao longo dos três anos na Administração Superior da Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP).
“Sabemos que a Defensoria Pública é uma instituição nova, mas que vem crescendo. Tivemos a sorte de ter tantas inspirações como vocês, apesar de não ter sido fácil buscar a nossa autonomia”, pontuou o homenageado em sua fala.
///
Reportagem: Gisele França com informações da Ascom DPE-AP
Foto: Ascom DPE-AP