Notícias

Condege integra debate com OAB nacional sobre pautas legislativas

 

A presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Estellamaris Postal (DPE-TO), e o vice-presidente Domilson Rabelo da Silva Júnior (DPE-GO), se reuniram nesta quinta-feira, 17, com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional, Beto Simonetti. Em discussão, entre outros pontos, pautas legislativas em comum às instituições.  A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e o Conselho Nacional de Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas Estaduais, do Distrito Federal e da União (CNCG) também participaram.

Segundo a Presidente do Condege, o encontro estreita laços entre as duas instituições. “Exatamente para que ambas ganhem força, representatividade e façam avançar questões legislativas de interesse mútuo”, destacou Estellamaris Postal.

O diálogo institucional também foi destacado pelo vice-presidente do Condege: “O fortalecimento institucional é algo que interessa a toda a sociedade e o diálogo franco e transparente é a ferramenta de gestão e de relacionamento na harmonização mútua de todas as pautas, sejam eventualmente convergentes e divergentes”.

Na ocasião, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, colocou a Ordem à disposição das defensorias públicas, devendo as duas estarem juntas nas pautas em que se convergirem, e se respeitando nas que se divergirem. “A Ordem está à disposição das defensorias e exorta que todos, advogados e defensores, estejam vigilantes às pautas legislativas que de alguma forma nos dizem respeito”, apontou Beto Simonetti.

Pautas

Também estiveram em discussão durante o encontro a importância das prerrogativas, o fortalecimento do Sistema de Justiça e a iniciativa de se desvincular a narrativa de que a advocacia e defensoria pública ocupam pólos opostos.

O CNCG e a Anadep foram representados na reunião por seus presidentes, Marcus Edson de Lima e Rivana Ricarte, respectivamente. A reunião contou, ainda, com o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis, e o presidente da OAB seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga.

 

Reportagem: Gisele França/Comunicação Condege com informações da Ascom/OAB

Foto: Eugenio Noaves/OAB