Notícias

Condege prestigia cerimônia de recondução do defensor público-geral do Amazonas, Ricardo Paiva

 

 

A posse do defensor público-geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPAM), Ricardo Paiva, e do subdefensor público, Thiago Rosas, para mais dois anos de gestão ocorreu na noite desta quarta-feira, 9, no Teatro Amazonas, e contou com a presença do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).

Na ocasião, o representante do Colegiado, Clodoaldo Queiroz (DPE-MT), ressaltou o quanto é desafiador conduzir um órgão público no Brasil, e afirmou que essa escala de trabalho é maior ainda no caso da Defensoria Pública, pela missão constitucional ímpar do órgão. E que, apesar do grande desafio, a Defensoria é uma das poucas instituições que sai da pandemia, mais forte e reconhecida pelo povo.

O evento contou com a presença de autoridades do Estado, membros da administração da DPAM, defensores públicos e servidores, e foi transmitido ao vivo por meio dos canais da Defensoria no YouTube e Facebook.

Em seu discurso, Ricardo Paiva falou da superação de adversidades durante a pandemia que gerou a maior crise sanitária e humanitária da história, da crise econômica com queda de arrecadação nos primeiros meses de 2020, início de seu primeiro mandato à frente da Defensoria, e da maior cheia de todos os tempos nos rios do Amazonas.

“Foi preciso antecipar talvez 10 ou até 15 anos para aquele momento”, disse, referindo-se à reformulação de fluxo de atendimento, desenvolvimento e implantação de ferramentas tecnológicas que permitiram continuar com o atendimento à população mesmo com o isolamento social.

Perfil

Ricardo Paiva atua desde 2002 na DPAM, onde está há 20 anos, quando ingressou na Instituição como estagiário. Ele foi empossado defensor público em 2005. Assumiu o primeiro mandato à frente da DPAM em 2020-2022. Ricardo Paiva é formado em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa/2004) e possui especialização em Direito Civil e Processo Civil também pela Ciesa (2005).

///

Reportagem: Marcia Oliveira/ DPE-MT

Foto: Evandro Seixas/DPAM