Notícias

53ª reunião ordinária do Condege será em São Luís nesta quinta, 19

São Luís, no Maranhão, sediará a 53ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), marcada para esta quinta-feira, 19, às 9h, no Edifício João Goulart, no Centro Histórico da capital maranhense. Ao lado do defensor-geral do Maranhão, Alberto Bastos, a presidente do Condege, Estellamaris Postal (Tocantins), receberá presencialmente a comitiva formada por 16 defensores públicos-gerais de vários estados.

Edifício João Goulart, no Centro Histórico de São Luís, onde defensoras e defensores públicos-gerais estarão reunidos

 

Desde a reunião anterior, realizada no estado do Tocantins (foto), o evento segue em formato híbrido, com transmissão ao vivo por videoconferência. Já a participação presencial mantém um protocolo rígido, para evitar aglomerações e reforçar os cuidados com a higiene pessoal e a etiqueta respiratória.

“Mesmo com a possibilidade de realizar evento desse porte, em razão da queda do número de casos e internações decorrentes da Covid-19, reforçamos os cuidados, a começar pelo auditório que abrigará o evento, cuja capacidade é duas vezes maior que o número de participantes. Além da reunião, cumpriremos uma agenda de encontros e visitas de cortesia a chefes dos Poderes locais, fomentando uma maior aproximação, reiterando as parcerias já estabelecidas”, destacou Bastos.

Serão debatidos neste encontro em São Luís, assuntos de interesse das Defensorias Públicas, concentrados em oito pontos da pauta, dentre eles, a prorrogação do termo de cooperação técnica com vistas a manter o apoio estrutural aos membros de unidades federativas diversas, a aprovação da minuta do PL que visa instituir o Selo de Engajamento Social da Defensoria Pública do Estado (SENSO) a ser apresentada pelo deputado federal Jerônimo Goergen e a discussão da ADI 6930, que trata do Regime de Recuperação Fiscal.

Econúcleos
Na programação, consta ainda a visita ao Núcleo da DPE/MA no Itaqui-Bacanga, na sexta-feira, 20. Inaugurado em dezembro de 2019, a unidade é a primeira ecológica e sustentável do Brasil, instalada em contêineres e dotadas de placas solares. Para saber mais sobre os Econúcleos, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=BBTtZeGOe2A&ab_channel=ASCOMDefensoriaP%C3%BAblicadoMaranh%C3%A3o

 

///

Reportagem: Comunicação DPE-MA
Foto principal: Loise Maria / Comunicação DPE-TO
Foto interna: Nael Reis / Divulgação – reprodução site governo do Maranhão